Em termos de conquistas, o ano de 2021 não poderia ter sido melhor para a CCR.
Como está expresso neste Relatório Integrado, avançamos muito nas nossas três áreas de atividade – rodovias, mobilidade e aeroportos, em linha com a Ambição Estratégica 2025, que foi aprovada em fevereiro de 2021 pelo nosso Conselho de Administração, voltada para o fortalecimento do nosso portfólio tanto do ponto de vista de “duration” dos modais existentes como pela conquista de novos ativos permitindo assim, que a CCR seja relevante em todos os seus segmentos de negócio como forma de geração de valor perante os seus diversos públicos de interesse, bem como para a sociedade.
Essa sequência de sucessos, contudo, comprovou o antigo dizer “nada se faz da noite para o dia”, ou seja, o crescimento sustentável só é possível quando há uma base sólida e estruturada para persegui-lo.
Três anos atrás, vivenciando crise única na história da CCR de mais de duas décadas, o nosso Conselho de Administração empenhou-se de maneira concreta em fazer transformações estruturais na companhia, com ênfase no desenho de sua governança, passando por profunda revisão de processos, reposicionamento, percurso estratégico e sobretudo, implementando uma relevante reorganização da estrutura pautada pela combinação da promoção de talentos internos com a atracão de profissionais experientes e qualificados do mercado.
Fomos muito além do que a então nascente valorização dos elementos do ESG poderia nos exigir. Aqui deixarei de lado as diversas iniciativas que apoiamos e que desaguaram na criação de metas claras para todos os colaboradores da companhia, demonstrando que nosso comprometimento com ESG não é retórico, uma vez que, na essência, o nosso propósito é pautado pela mobilidade humana no sentido mais amplo, tanto no aspecto operacional quanto na busca incessante para a satisfação e bem-estar das milhões de pessoas que usufruem dos nossos modais diariamente.
Tenho convicção, proporcionada pela experiência, para afirmar que em 2021 atualizamos nossa visão do impacto positivo do nosso negócio. E o fizemos a partir de uma base histórica favorável, pois a CCR sempre foi reconhecida pela qualidade do relacionamento com seus stakeholders, pelo apreço por seus colaboradores diretos e indiretos e pelos resultados entregues ao mercado.
A definição da Ambição Estratégica 2025, fruto da profunda revisão de Governança da CCR, se expressa através de cinco eixos – encantamento dos clientes; engajamento dos colaboradores; ESG, reputação e retorno ao acionista –, proporcionando assim estrutura formal e foco para a concretização de novos planos.
O desafio é fazer com que intenções nos campos da governança, do social e do ambiente se materializem cada vez mais como parte inexorável do DNA e propósito da companhia.
Aproveito, em nome do Conselho de Administração, para destacar que o compromisso e a resiliência de todos os seus membros, não obstante as vicissitudes que vivemos nos últimos anos, foram fundamentais para o reposicionamento da CCR e a superação dos desafios que se apresentaram.
Cada vez mais as grandes organizações serão desafiadas por fatores endógenos e exógenos como parte do percurso voltado para o crescimento sustentável.
Consequência natural desse quadro é a necessidade de investimentos maciços em educação e desenvolvimento, pois só a partir daí poderemos equacionar e agir sobre a realidade.
No campo de atuação da CCR, naquilo que está ao nosso alcance, queremos estar entre os melhores empregadores, queremos contagiar nossos públicos com nossa valorização do ser humano e do meio ambiente e, assim, nos tornarmos exemplo de avanço e modernização.
Por fim, quero reconhecer e agradecer ao nosso corpo executivo e todos nossos colaboradores pelo empenho e pelos excelente resultados que colhemos em 2021.
Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna, Chairwoman
A palavra “conquista” representa de maneira simples o que significou o ano de 2021 para a CCR. Melhor ainda seria colocá-la no plural, pois tivemos sucesso em mais de uma frente, a saber, nos três modais estratégicos para a organização: mobilidade urbana, aeroportos e rodovias. “Consistência” seria outra palavra adequada para descrever nossa trajetória em 2021, pois todos os movimentos que fizemos obedeceram a nossa ambição de chegar a 2025 guiados pela combinação de valorização das pessoas, atenção constante à nossa matriz de risco e à nossa disciplina de capital. Que julgamos ser o caminho para criar valor não apenas para nossos acionistas, mas para todos nossos stakeholders, através da ênfase ao social, à sustentabilidade e à nossa governança. Todos os desafios que enfrentamos exigiram extraordinários foco e determinação de nossas equipes. Aqui registro meu agradecimento a todos. Nossos avanços foram amplamente divulgados e é importante relembrá-los:
Ao mesmo tempo em que nos empenhávamos nestas novas conquistas mantivemos atenção constante às consequências da pandemia de Covid-19. E fomos buscar na experiência de 2020 as medidas adequadas para fortalecer ainda mais nosso posicionamento nesta crise sanitária. Graças ao avanço da vacinação e da relativa estabilidade da economia registramos aumento da circulação de clientes e cargas por nossas rodovias, metrôs e aeroportos. Em 2022, vamos nos focar no desafio de assumir os negócios conquistados, no constante aperfeiçoamento de nosso portfólio de operações e no fortalecimento de nossa cultura organizacional. E estaremos atentos a todas as oportunidades que surgirem nos campos de infraestrutura e mobilidade urbana. Estamos preparados para continuar a crescer com critério e segurança.
Marco Antonio Souza Cauduro, CEO do Grupo CCRViabilizar soluções de investimentos e serviços em infraestrutura para melhorar a mobilidade humana e contribuir com o desenvolvimento das regiões onde atua é o maior compromisso do Grupo CCR. Estruturada como uma sociedade anônima de capital aberto, a CCR foi pioneira no Novo Mercado da B3 S.A., o qual integra desde 2002. Nele, se destaca como uma companhia que mantém as melhores práticas de gestão, de governança corporativa e de relacionamento com seus acionistas e demais stakeholders. Todos os anos, a CCR publica o seu Relatório Integrado, documento que inclui informações econômico-financeiras, ambientais, sociais e de governança (ESG). Por meio dessa iniciativa, compartilha as estratégias para ampliar e gerir sua estrutura multimodal de mobilidade humana, fortalecendo o diálogo e prestação de contas com seus stakeholders Além de estar de acordo com as diretrizes do GRI Standard opção Essencial e com a Resolução CVM Nº 014 sobre Relato Integrado, nesta edição, o Relatório Anual Integrado divulga
pela primeira vez os indicadores SASB (Sustainable Accounting Standards Board). Com isso, evolui no relato de dados ESG (Environment, Social and Governance) para o mercado. Discutido e aprovado pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração do Grupo CCR, o documento contempla as informações relativas ao ano de 2021. Os indicadores GRI foram assegurados por terceira parte e o conteúdo inclui todas as controladas do Grupo CCR* – eventuais exceções são devidamente mencionadas ao longo do texto. As informações financeiras são apresentadas conforme as normas estabelecidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Já os dados dos indicadores GRI e SASB são, no geral, produto da análise dos principais resultados entregues pela companhia nos últimos três anos. O relatório é publicado em português, inglês e espanhol. Informações complementares podem ser obtidas pelo e-mail contato.sustentabilidade@grupoccr.com.br
Crédito: Ulisses Dumas
Crédito: Acervo CCR
Com menos de 25 anos de vida, o Grupo CCR passou por boas transformações enquanto firmava e expandia suas operações de mobilidade. Nasceu como concessionária de estradas e rodovias, estendeu sua esfera de atuação para o transporte urbano e aeroviário e hoje é referência em mobilidade humana, exercendo suas atividades nos mais diferentes modais de transporte e nos serviços correlatos a eles.
No centro do modelo de negócio do Grupo CCR estão as soluções de investimentos e de serviços em infraestrutura. Essencialmente voltada para a mobilidade humana, a ompanhia foca, antes de tudo, nas pessoas, que são o centro de sua atuação. Em seus projetos locais e internacionais, o objetivo é sempre garantir que a experiência do cliente se transforme em melhor qualidade de vida nos deslocamentos cotidianos. Para atingir essa meta, o Grupo CCR cresce conquistando concessões de infraestrutura de mobilidade. Hoje, desenvolve suas atividades em diferentes tipos de modais: rodovias, aeroportos, metrôs, trens, barcas e VLT. No Brasil e no exterior, as unidades de negócio são responsáveis pela manutenção e pela operação de equipamentos de alto valor agregado e por uma rede de transporte pela qual
trafegam milhões de pessoas todos os dias. Os ativos estão organizados em quatro divisões de negócio: Rodovias (CCR Infra SP e CCR LamVias), CCR Mobilidade, CCR Aeroportos e CCR GBS (Global Business Services). O modelopossibilita uma gestão mais focada nos tipos de ativos e direcionado para a busca de novas oportunidades de acordo com o perfil dos investimentos. A capacidade de gestão e o conhecimento técnico dos colaboradores estão entre os maiores patrimônios da companhia e são empregados na entrega de serviços de transporte de excelência para seus clientes. Dessa forma, a CCR gera impactos positivos e mitiga os negativos, em relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais das comunidades em que atua. O Grupo CCR vem empreendendo esforços para, em paralelo ao incremento de seu desempenho econômico-financeiro, crescer cada vez mais nas dimensões ESG. Ou seja, diminuir a emissão de carbono em suas atividades, desenvolver alternativas mais limpas para todos os processos, melhorar os índices de saúde e de segurança dos colaboradores e clientes e favorecer as regiões onde está presente, buscando gerar valor compartilhado.
Crédito: Acervo CCR
Crédito: Acervo CCR
Os obstáculos e demandas causados pela pandemia deCovid-19, iniciada no final de 2019, continuaram impactando os negócios da CCR ao longo de 2021. No entanto, conquistas significativas em todas as divisões geraram efeitos positivos e ajudaram a consolidar o caminho para a concretização das ambições relativas ao quinquênio 2020-2025.
Todos os projetos que a CCR encampou em 2021 e que terão continuidade em 2022 trouxeram demandas de execução com as quais a empresa precisará lidar nos próximos anos. Estruturas e equipes, entre outros pontos, deverão ser ampliadas de maneira exponencial ao longo de 2022 para que seja possível operar nos parâmetros planejados. Dois exemplos do tipo de movimentação que vem ocorrendo nos últimos meses: na Divisão CCR Mobilidade, o número de colaboradores cresceu muito passando para cerca de 6.900 funcionários; já na Divisão CCR Aeroportos, foram adicionados mais 16 ativos para operação da Companhia, crescimento que traz desafios operacionais e de gestão expressivos. Além desses, cada divisão enfrentará exigências específicas.
Crédito: Luís Simione
O Grupo CCR tem um foco bem definido para o futuro. No desenho de sua Ambição 2025, há metas claras para cinco dimensões: reputação, ESG, clientes, colaboradores e negócios. A proposta é atingi-las seguindo cada vez mais o propósito da Companhia: Cuidar dos serviços de Infraestrutura para que as pessoas possam cuidar melhor dos seus próprios caminhos.
E direcionando o olhar não somente para os aspectos financeiros, mas para muito além deles. O futuro desenhado exige uma mudança de mindset na forma como o negócio é gerenciamento e sua execução depende da compreensão dos gestores e colaboradores sobre as transformações pelas quais a sociedade está passando.
Crédito: Acervo CCR
Grupo de empresas com melhor reputação do Brasil
Líder na indústria MSCI Leader
Serviço Diferencial NPS
Pesquisa Organizacional e Ranking atração
TSR
Preservar e ampliar liderança no Brasil
Preservar e ampliar liderança no Brasil
Realizar turnaround ativos atuais e conquistar no Brasil, posição competitiva
Desenvolver portfólio associado aos modais atuais, e outros setores (a serem validados)
Escalar a Quicko
Gerar idéias: lab. inovação
Dando continuidade ao compromisso com a agenda de sustentabilidade na Companhia, e contanto com apoio de uma consultoria especializada, estruturou-se o Plano Diretor ESG com objetivos estratégicos, planos de ação, definição de KPIs e metas atreladas à remuneração variável de executivos e colaboradores.
Mais detalhes na tabela abaixo.
O processo de construção do Plano ESG fortaleceu o assunto na CCR em função do envolvimento direto do Board nas discussões e aprovação. O caráter estratégico da agenda ESG fundamenta-se na nova estrutura governança do tema. A partir do fim de 2021, a área passou para a estrutura da vice-presidência de Governança, Riscos, Compliance e Auditoria Interna, com reportes periódicos ao Conselho de Administração.
Crédito: Acervo CCR
A adoção das melhores práticas de governança corporativa e dos mais elevados padrões de compliance contribuem para a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa, assegurando a promoção dos direitos humanos, o combate à corrupção e o fortalecimento de um ambiente de negócio ético. Em 2021, o Grupo CCR promoveu uma reformulação para simplificar e horizontalizar sua estrutura, com otimização dos processos operacionais e decisórios, visando o crescimento sustentável e de longo prazo. Além disso, estabeleceu uma nova governança ESG com metas para toda organização e reportes para diretoria executiva.
Crédito: Clóvis Ferreira
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