Instituto CCR
Novo espaço de treinamento e convivência fica a cerca de 500 metros da Linha 5-Lilás e conta com espaço multiuso e área para apresentações. Programação e gestão do espaço serão realizadas pelo Instituto Sociocultural Vitor Orsolon
Escrito por Grupo CCR, em 09/05/2024
Com origem nos anos 1960 pelas ruas de Nova Iorque, mais especificamente no distrito de Bronx, o breaking dance está enraizado na região do Capão Redondo (zona Sul de São Paulo), palco de diversos registros da arte urbana. Para estimular a prática e o acesso às atividades do breaking em São Paulo, o Instituto CCR e a ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, inauguram na próxima quinta-feira (9) o Centro de Treinamento Especializado - Breaking Brasil. A gestão e a programação do espaço serão realizadas pelo Instituto Cultural Orsolon.
Com investimento de R$ 3.1 milhões para a estruturação do espaço, o Centro Treinamento oferecerá cursos gratuitos voltados para o breaking, em nível básico e de alto rendimento, além de treinamentos para arte-educadores, e atividades culturais para a comunidade, com hip-hop, grafite, fotografia, vídeo e DJ, para alunos de todas as idades. O espaço para abrigar a iniciativa conta com cerca de 3.120 m².
O principal objetivo é fomentar expressões culturais e manifestações artísticas, pilar importante do Instituto CCR, que tem se consolidado como um dos maiores investidores em cultura do país. Durante o mês de maio, o Centro de Treinamento receberá inscrições para as oficinas e atividades do espaço, para formatar a grade de cursos e iniciar as aulas previstas para junho.
Segundo Antonio Marcio Barros Silva, Diretor da ViaMobilidade, o Centro de Treinamento Especializado - Breaking Brasil tem o intuito de fomentar e valorizar a cultura urbana, além de oferecer à comunidade um local para convivência e lazer. “O Capão Redondo tem grande importância na história do hip hop e afinidade com o tema. Para a ViaMobilidade e o Instituto CCR, esse é um trabalho no qual nos orgulhamos de estar junto à comunidade, disponibilizando uma área para que todos possam usufruir”, diz.
Para estimular as inscrições e participação da comunidade, ao longo do mês de maio, as estações da Linha 5 - Lilás, vão receber apresentações de breaking e terão voluntários do Instituto Sociocultural Orsolon tirando dúvidas e ajudando no processo de inscrição para as turmas do Centro de Treinamento Especializado - Breaking Brasil.
“É ótimo contarmos com um espaço pensado para integrar a comunidade, atletas e os apaixonados pelo breaking e pela cultura urbana. Com esse espaço, queremos dar mais visibilidade para expressões artísticas diversas e estimular o contato de todos com diferentes oportunidades culturais e de lazer”, destaca Igor Orsolon, CEO do Instituto Sociocultural Vitor Orsolon.
O breaking no Brasil
O breaking chegou com força no Brasil ao longo dos anos de 1970 e 1980, encontrando um terreno fértil para seu crescimento nas regiões periféricas de São Paulo. Justamente o metrô paulistano foi testemunha dessa ascensão, por meio de apresentações culturais que contribuíram para estimular e popularizar a prática da dança de rua, uma história novamente ligada pelos trilhos da Linha 5-Lilás ao Capão Redondo e que agora ganha um espaço pensado para a valorização da arte urbana e a conexão com a comunidade.