CCR
Em parceria com EY, o projeto tem como objetivo impulsionar a eficiência e melhorar a experiência do cliente nas plataformas de negócios da companhia
Escrito por Grupo CCR, em 18/03/2025
Novo Centro de Operações do Grupo CCR, em São Paulo, inaugurado em fevereiro deste ano. Foto: Divulgação / Grupo CCR
O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, acaba de lançar uma iniciativa inédita em seu setor para adotar soluções de Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) em seus negócios, projeto estratégico que visa aumentar a eficiência operacional e aprimorar a experiência dos clientes. O projeto, realizado em colaboração com a EY, tem como meta possibilitar que a Companhia implemente os primeiros projetos de IA Gen em suas atividades até o primeiro semestre de 2025.
A Jornada CCR de IA Generativa foi organizada em quatro ondas para preparar a Companhia para aproveitar todo o potencial da tecnologia. A primeira fase envolve a análise de prontidão, por meio de pesquisas com colaboradores e entrevistas com a alta liderança, para entender o nível de maturidade em relação ao conhecimento da tecnologia e suas oportunidades.
Por meio de sessões de ideação (discovery) com centenas de colaboradores das plataformas de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos e do centro corporativo, foram identificadas as primeiras oportunidades de aplicação de IA Gen. Para executar esta etapa, a Companhia aprovou um investimento inicial de cerca de R$ 10 milhões para a realização de, no mínimo, 10 MVP (minimum viable product) para avaliar se a tecnologia entrega os ganhos de eficiência esperados, dos quais quatro projetos já estão em andamento.
Como parte das ações desta primeira onda, Companhia já está promovendo um programa de Letramento Digital, com o intuito de conscientizar e esclarecer todos os níveis organizacionais sobre IA Gen, incluindo ações em parceria com Massachusetts Institute of Technology (MIT) e outras iniciativas de capacitação. A primeira ação de letramento sobre a Jornada de IA foi realizada em outubro de 2024, durante o Encontro de Líderes da Companhia, que contou com a presença de mais de 400 executivos das áreas corporativas e operacionais. O treinamento sobre o tema fará parte dos conteúdos permanentes da Academia CCR.
A partir dos resultados obtidos na análise de prontidão, a diretoria de Tecnologia & Digital do Grupo CCR vai iniciar a construção do modelo de governança para o uso de IA Gen dentro da organização, estabelecendo os papéis e responsabilidades e os critérios para a seleção e priorização de novos projetos baseados na tecnologia – este último tópico será objeto de deliberação do recém-criado Comitê Digital & Inovação. Este momento marca o início da onda 2 do projeto, no qual será desenhado o Centro de Competência em IA (CoE), que irá, entre outros pontos, fomentar a cultura digital e estruturar a arquitetura de tecnologia e dados. A expectativa é que o CoE esteja implementado até o final do primeiro semestre de 2025.
“A IA Generativa é uma tecnologia disruptiva e emergente, capaz de transformar processos organizacionais. Porém, apesar do enorme potencial, ainda há um grande desconhecimento de como essa inovação pode ser aplicada de forma estratégica para impulsionar eficiência operacional e tomada de decisão. A Jornada CCR de IA Generativa é uma iniciativa central para introduzirmos a tecnologia de forma sustentável e bem-sucedida para capturamos todos os seus benefícios”, diz a diretora de Tecnologia e Digital do Grupo CCR, Cristiane Gomes.
A terceira onda da Jornada CCR em IA Generativa compreende a implementação das ações estruturadas nas duas fases anteriores. Além do Centro de Competência em IA, esta etapa contempla a implementação da tecnologia de dados e do modelo de LLM (large language model) que irá suportar os projetos de IA Generativa, das ações de capacitação e mudança de cultura, mensuração dos benefícios dos primeiros projetos e definição do roadmap para adoção de soluções em IA Gen e outras iniciativas para escalar (scale-up) a tecnologia por toda a organização. A onda quatro tem como foco as ações de sustentação da jornada, de modo a possibilitar que o Grupo CCR continue a liderar as inovações no tema.
Potenciais aplicações de IA Gen
Como maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, transportando 3 milhões de pessoas diariamente suas operações de trens, metrô e VLT, embarcando 43 milhões de pessoas por ano em seus 20 aeroportos e recebendo mais de 2 milhões de veículos por dia em suas rodovias, um dos potenciais usos da IA Gen no Grupo CCR está no atendimento aos seus clientes em canais como 0800 e ouvidoria. Atualmente, a Companhia já usa chatbot em suas operações, e a nova tecnologia permitiria aprimorar a interação com os usuários.
A sistematização de políticas, normas e procedimentos de diversas áreas da organização é outra possível aplicação. “Isso tem potencial para melhorar a segurança dos colaboradores, por exemplo. Quando um agente de manutenção está realizando a atividade, ele conseguiria ter acesso mais facilmente às normas e aos procedimentos necessários para realizar a tarefa. Com a IA Generativa, isso vira um processo de perguntas e respostas, e este colaborador consegue acessar de mais forma ágil todas as informações”, destaca Cristiane.
No âmbito corporativo, a IA Generativa tem grande potencial para aplicação na área jurídica. A tecnologia possibilita avaliar, com mais agilidade, a jurisprudência para ações ao acessar os bancos de dados públicos do sistema judiciário e identificar padrões e tendências. O Grupo CCR também identifica oportunidades nas áreas de engenharia para melhorar a assertividade de novos projetos, o que irá resultar em estimativas de investimento mais precisas.
Outra oportunidade potencial já mapeada na análise de dados históricos para tornar a manutenção preditiva dos ativos mais precisa, definindo, por exemplo, o melhor momento para realizar esta ação e diminuir o tempo de indisponibilidade do serviço para os clientes. Outra frente é na área de compras e contratação de fornecedores, agilizando e melhorando a análises dos processos de itens recorrentes e de baixo nível estratégico para a organização.
“A IA Generativa é um marco na nossa evolução digital. Acreditamos que a tecnologia pode transformar a forma como operamos e nos relacionamos com nossos clientes. Este é um passo importante na nossa jornada digital, que nos permitirá não apenas otimizar processos, mas também oferecer um serviço mais ágil e personalizado para melhorar a experiência dos nossos clientes. Nosso objetivo é ampliar os ganhos de eficiência e a proatividade em todas as áreas do Grupo CCR”, ressalta Cristiane.
Foco na eficiência operacional por meio da Transformação Digital
A Jornada de IA da Companhia faz parte de um novo momento do Grupo CCR na área de Tecnologia & Digital, que investiu cerca de R$500 milhões em 2024 para acelerar o uso de soluções digitais e novas tecnologias em suas plataformas de rodovia, mobilidade urbana e aeroportos. Essa estratégia visa aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente, consolidando a inovação como um dos pilares para alcançar as metas de longo prazo.
Recentemente, a Companhia anunciou a criação de uma Diretoria de Tecnologia e Digital, cadeira que é ocupada pela executiva Cristiane Gomes. Para fazer frente aos desafios de aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência dos clientes, a nova diretoria tem implementado soluções em um vasto rol de tendências tecnológicas. Projetos de smart Mobility, o uso de big data e analytics são exemplos disso. Outra frente está conectada a aplicações de inteligência artificial. Esse movimento é suportado por investimentos na modernização do parque tecnológico, com incremento da capacidade de servidores e cloud.
A implementação da nova estrutura já consolidou conceitos em todas as plataformas do Grupo. Um exemplo é o conceito “Digital First”, que busca priorizar a digitalização desde a concepção das novas estratégias, com o objetivo de integrar soluções e estruturas digitais aos projetos, e que já vem sendo aplicado em todas as unidades de negócios.
A criação da diretoria e o investimento relevante em tecnologia são partes cruciais da estratégia do Grupo CCR para atingir as suas metas de eficiência operacional, que incluem reduzir a relação Opex Caixa / Receita Líquida para 38% até 2026 e 35% até 2035, conforme previsto na Ambição 2035, plano estratégico de longo prazo da Companhia.
Sobre o Grupo CCR | O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 17 mil colaboradores. O Grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em mobilidade urbana, por meio da gestão de metrôs, trens, VLT e barcas, transporta diariamente 3 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, embarcando 43 milhões de clientes anualmente. A companhia está listada há 13 anos no hall de sustentabilidade da B3. Mais em: grupoccr.com.br.˜