Instituto CCR

Grupo CCR firma parceria com Projeto Portinari

Marco inicial será exposição realizada a partir de janeiro na estação Higienópolis, da Linha 4-Amarela de metrô

Foto do autor da notícia

Escrito por Grupo CCR, em 20/12/2023

O Grupo CCR, a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, assinou ontem (19/12) uma parceria com o Projeto Portinari para promover uma série de ações culturais em homenagem a Candido Portinari, um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos. A primeira iniciativa da parceria será uma mostra sobre o artista, a ser realizada a partir de janeiro de 2024, na Estação Higienópolis da Linha 4-Amarela de metrô. A exposição trará conteúdos digitais sobre a trajetória de Portinari e a adesivação paredes e túneis da estação, bem como das composições dos trens, com obras do pintor.

Esta será a segunda mostra promovida dentro do Projeto Centenários, uma realização do Instituto CCR – entidade responsável pelos investimentos socioculturais do Grupo – com o objetivo de aproximar os 3 milhões de clientes dos trens, metrôs, VLT e barcas operados pelo Grupo CCR do legado de grandes expoentes das artes brasileiras que estejam completando ou já tenham completado seu centenário. Neste mês de dezembro, Candido Portinari completaria 120 anos. O artista é autor de mais de 5 mil obras, de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, expostos na sede da ONU, em Nova Iorque.

“Portinari é um artista brasileiro de estatura mundial. A presença de sua obra em locais tão simbólicos como a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, é um testemunho desta grandeza. No ano em que se celebram os 120 anos do seu nascimento, a CCR quer se associar às celebrações do seu enorme legado cultural”, afirma Miguel Setas, CEO do Grupo CCR.

"Ver as obras de meu pai, Candido Portinari, na Estação Higienópolis será um testemunho emocionante da preservação e democratização da arte brasileira. Agradeço ao Grupo CCR e ao Projeto Portinari por tornarem possível essa exposição que conectará as pessoas à essência de suas raízes e identidades”, diz João Candido Portinari, diretor-geral do Projeto Portinari e único filho do pintor.

Projeto Centenários

O Projeto Centenários prevê a realização de uma série de ações em homenagem a nomes de referência da literatura, arquitetura, música e artes plásticas, representativos da grande diversidade da sociedade brasileira, que estão completando ou já completaram seu 100º aniversário.

Como parte dessas ações, o Grupo CCR se tornou, mês passado, um dos principais patrocinadores Instituto Tomie Ohtake, um dos maiores polos culturais da cidade de São Paulo. Para celebrar a parceria, o Instituto CCR está realizando, até março de 2024, na Estação Faria Lima da Linha 4-Amarela de metrô, uma exposição sobre a artista plástica.

Apoio à cultura

O Grupo CCR é o principal apoiador da temporada 2023/2024 do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, garantindo a gratuidade das visitações ao local aos sábados. Desde 2022, a CCR é mantenedora do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Este apoio permitiu a retomada das entradas gratuitas às terças-feiras, permitindo que o Museu atingisse a marca de 300 mil visitantes. Além disso, a Companhia patrocina há sete anos a Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho) e a Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, custeando a entrada gratuita ao centro cultural todas as quartas-feiras.

Neste ano, o Grupo CCR foi patrocinador ouro e parceiro oficial de mobilidade da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), transportando escritores e comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas ao festival e promovendo uma programação paralela gratuita que abordou temas como brasilidade, empoderamento feminino e o combate às mudanças climáticas.

 

Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

 

Sobre o Projeto Portinari | Fundado há 44 anos por João Candido Portinari, único filho do pintor, o Projeto Portinari tem como objetivos, além do resgate abrangente e minucioso da vida e da obra de Candido Portinari, gravar a obra do artista na busca da nossa identidade cultural e consolidação da nossa memória nacional. Não menos importante mobilizar a grande mensagem pictórica, ética e humanista de Portinari na promoção de valores mais atuais do que nunca, como a não violência, a justiça social, fraternidade entre os povos e o respeito à dignidade da vida. O projeto tem, ainda, uma ampla e importante contribuição sociocultural, buscando uma melhor compreensão do processo histórico-cultural brasileiro.

 

Através de um intenso trabalho de pesquisa, organização e digitalização de imagens, o projeto já catalogou mais de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras; mais de 25 mil documentos sobre sua obra e vida; mais de 6 mil cartas, além de fotografias, filmes, recortes; mais de 10 mil publicações; mais de 70 depoimentos, totalizando 130 horas gravadas, de artistas, intelectuais e personalidades de seu tempo, realizou pesquisa de autenticidade das obras (Projeto Pincelada), além da publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari - Obra Completa”, primeira publicação dessa natureza na América Latina.