Rodovias
Companhia é pioneira na implementação de soluções como pedágio sem cancela, o Free Flow
Escrito por Grupo CCR, em 04/08/2023
A longa trajetória do Grupo CCR na busca por inovação foi reconhecida nesta semana, quando foram divulgados os resultados do Prêmio Valor Inovação Brasil 2023. A Companhia foi classificada entre as cinco mais inovadoras do País no setor de infraestrutura. Em sua nova edição, o prêmio lista as empresas com as melhores práticas de inovação a partir de uma pesquisa da consultoria Strategy&, da PWC, que analisa indicadores qualitativos e quantitativos, os investimentos realizados por cada empresa e os resultados conquistados.
“Olhar para as necessidades de nossos clientes e buscar soluções competitivas é o que nos orienta no desenvolvimento de inovações em todos os nossos modais. Este importante prêmio é mais um reconhecimento de que estamos trilhando o caminho certo para seguir inovando e construindo relações duradouras com aqueles que passam pelas rodovias, trens, metrôs e aeroportos operados pelo Grupo CCR”, afirma Pedro Sutter, vice-presidente responsável pela área de Inovação no Grupo.
Ao longo dos anos, a inovação tem sido uma das prioridades do Grupo CCR. A Companhia conta com um comitê, responsável pela elaboração do plano diretor de inovação, um conjunto de iniciativas que impactam toda a empresa. Além disso, atua em diversas frentes do ecossistema de inovação, como open innovation, co-criação, gerenciamento de propriedade intelectual, políticas de apoio ao desenvolvimento estruturado da inovação e programas de apoio ao pensamento inovador.
Essas ações se materializam em iniciativas como o free flow, sistema de pagamento automático de pedágio em operação na BR-101 (Rio-Santos), entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro. A tecnologia funciona por meio de equipamentos de monitoramento instalados em pórticos que permitem identificar 100% das passagens de veículos nos locais monitorados, seja por TAG ou leitura da placa. Do ponto de vista da inovação, ao eliminar a necessidade das cabines e cancelas e cobrar automaticamente a tarifa, é possível reduzir o impacto ambiental da implantação das praças de pedágio, além de diminuir o tempo das viagens, melhorando a experiência do cliente.
No modal aeroviário, uma recente e importante inovação é o sistema ARES, desenvolvido inteiramente pelo time da CCR Aeroportos. Ele surge como um poderoso aliado para aprimorar a eficiência dos serviços oferecidos aos clientes. O nome ARES, inclusive, é uma representação dos pilares fundamentais que sustentam o sistema: Alocação, Recursos, Estatísticas e Soluções. O sistema centraliza informações e possibilita uma maior previsibilidade a partir da análise das malhas e gerenciamento do fluxo de aeronaves e passageiros, por exemplo. O ARES garante uma tomada de decisão mais eficiente nas operações diárias e representa um passo importante rumo ao aprimoramento dos serviços no setor aeroportuário.
Em outra frente, o metrô de Salvador e Lauro de Freitas, administrado pela CCR Metrô Bahia, desenvolveu uma solução para a venda de passagens via WhatsApp. A iniciativa tem impacto direto na qualidade da experiência do cliente, que adquire os bilhetes de forma prática e rápida em vez de gastar tempo em filas nos pontos de venda. Com a implantação, o novo fluxo representa 35% das vendas digitais e, cerca de 80% dos acessos ao chatbot. Por fim, essa opção de compra digital se soma a outras 6 soluções disponíveis aos clientes da concessionária (Recargapay, PICPAY, Banco do Brasil, RV tecnologia, Cittamobi e EMV).
No negócio de rodovias, seis concessionárias do Grupo CCR já oferecem o atendimento via chatbot/WhatsApp, através de um assistente virtual que, por meio de inteligência artificial, proporciona mais assertividade nos atendimentos. O impacto desta inovação está diretamente relacionado à redução do tempo de espera nos canais de comunicação, seja para perguntas rápidas ou para receber atendimento em caso de ocorrências.
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