ESG

Grupo CCR arrecada 500 toneladas em doações para RS e amplia os pontos de coleta para estações de trens e metrôs em SP

Estações das Linhas 4 e 5 de metrô e das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos estão recebendo doações em apoio às vítimas das enchentes

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Escrito por Grupo CCR, em 09/05/2024

O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, já arrecadou mais de 500 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul em seus 17 aeroportos em todo o Brasil. Para fortalecer a ação e ampliar a rede de apoio às vítimas das enchentes no Sul, novos pontos de coleta foram instalados nas estações de trem e metrô operadas por empresas do Grupo em São Paulo.

As concessionárias ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela, e ViaMobilidade, operadora das Linhas 5-Lilás de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens metropolitanos de São Paulo, instalaram caixas de coleta em suas estações para arrecadar produtos e mantimentos que possam ajudar as vítimas das inundações.

Todas as 27 estações das Linhas 4 e 5 estão recebendo doações. Na Linha 8, a coleta ocorre nas estações Palmeiras-Barra Funda, Osasco, Imperatriz Leopoldina e Barueri. Na Linha 9, as caixas estão disponíveis nas estações Villa-Lobos Jaguaré, Vila Olímpia, Morumbi, Santo Amaro, Autódromo e Grajaú.

O material doado pelos clientes será encaminhado à Defesa Civil e ao Fundo Social de São Paulo (FUSSP), que serão responsáveis pela destinação. São aceitos água potável, produtos de limpeza e higiene e alimentos não perecíveis.

"O Grupo CCR está empenhado em levar alívio ao povo gaúcho neste momento difícil. Nossos clientes, por sua vez, estão respondendo com uma enorme solidariedade, formando uma verdadeira corrente do bem em torno dos locais onde os pontos de coleta foram instalados", afirma Miguel Setas, CEO do Grupo CCR, que opera três aeroportos e quatro rodovias no Rio Grande do Sul.

 

Ações de apoio

 

No início desta semana, o Grupo CCR anunciou a doação de 10 toneladas de água potável, alimentos e materiais de higiene pessoal em apoio às vítimas das enchentes. A Companhia também suspendeu a cobrança de tarifas de pedágio nas rodovias gaúchas que administra, bem como isentou temporariamente de taxas aeroportuárias  os voos com finalidade humanitária saídos de seus terminais com destino ao Rio Grande do Sul.

Além disso, profissionais do Grupo CCR também estão trabalhando na linha de frente de salvamento e resgate das vítimas. Ao todo, 24 colaboradores de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), especializados em operações de socorro médico, colaboram com as operações da Defesa Civil na região. A Companhia ainda apoia o estado com dois helicópteros, que se somaram aos 18 utilizados pelo governo gaúcho nesta crise.

 

Rota emergencial

 

Para viabilizar o atendimento das regiões isoladas pelas enchentes em Eldorado do Sul e Guaíba (RS), órgãos de segurança, trânsito e resgate implementaram uma rota emergencial na BR-290. A operação contou com a integração entre a CCR ViaSul, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) e outras instituições.

Assim, veículos com caráter emergencial autorizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS) poderão fazer a travessia pela nova ponte, levando suprimentos e mantimentos para as comunidades atingidas. As equipes da Concessionária seguem trabalhando ao longo de toda a concessão avaliando as condições do trecho constantemente.

Sobre o Grupo CCR | O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 17 mil colaboradores. O Grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em mobilidade urbana, por meio da gestão de metrôs, trens, VLT e barcas, transporta diariamente 3 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende 46 milhões de clientes anualmente. A companhia está listada há 13 anos no hall de sustentabilidade da B3. Mais em: grupoccr.com.br.

 

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