Highways

Grupo CCR investe R$ 1 bilhão para substituir 100% do asfalto do Sistema Anhanguera-Bandeirantes

As obras de intervenção do pavimento, com início previsto para maio, integram o investimento de R$ 4,5 bilhões planejado para 2024 em rodovias

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written by Grupo CCR, on 23/04/2024

CCR AutoBAn - entroncamento Anhanguera-Bandeirantes

O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, irá investir R$ 1 bilhão para recuperar e recapear 100% do asfalto do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, que liga a capital paulista ao interior, um dos mais importantes conjuntos rodoviários do Brasil. As obras de recapeamento fazem parte do programa de investimento de R$ 4,5 bilhões planejado em 2024 pela CCR Rodovias em suas concessões em todo o País.

 

O projeto prevê a intervenção no pavimento em aproximadamente 2,1 mil quilômetros de faixas de rolamento e acostamento das rodovias, nos trechos que vão da capital paulista ao município de Cordeirópolis e nas regiões de Jundiaí e Campinas. “As pistas, que já são de boa qualidade, vão ficar ainda melhores, reforçando o nosso compromisso de trazer mais conforto e segurança na jornada dos nossos clientes”, afirma o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo.

 

Diariamente, cerca de 850 mil viagens são realizadas no Sistema Anhanguera-Bandeirantes. As rodovias conectam as duas maiores regiões metropolitanas do Estado de São Paulo, as de São Paulo e Campinas. Além de facilitar o acesso a importante regiões turísticas pelo interior, promovendo o comércio local e dinamizando a economia das cidades, o sistema também é uma infraestrutura viária fundamental para escoamento da produção agrícola e industrial paulista.

 

As obras de substituição do pavimento de todas as rodovias sob administração da CCR AutoBAn estão previstas para começar em primeiro de maio. As intervenções serão realizadas em todas as faixas dos 159 quilômetros de extensão da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) e nos 147 quilômetros da Via Anhanguera (SP-330) sob administração da CCR AutoBAn, além de sete quilômetros na Rodovia Adalberto Panzan (SPI-102/330), em Campinas, e o trecho de dois quilômetros da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300), em Jundiaí.

 

As intervenções no Sistema terão duração de 24 meses e vão gerar 520 vagas de empregos, diretos e indiretos. Durante as obras, até 13 equipes estarão atuando simultaneamente em diversos trechos das rodovias. Nas regiões de maior volume de tráfego, principalmente entre São Paulo e Campinas, os trabalhos serão realizados no período noturno, das 22h às 5h. Com o objetivo de oferecer uma viagem tranquila e segura, haverá reforço da sinalização em todo o trecho impactado.

 

Além de aumentar o conforto e a segurança dos motoristas, as obras de recapeamento também contemplam aspectos de sustentabilidade. Para o novo pavimento, a CCR AutoBAn irá aplicar o asfalto-borracha, tecnologia que utiliza pó de pneu moído na sua composição. Isso diminui o nível de ruído nas rodovias e aumenta a aderência dos pneus, tornando a viagem mais confortável e segura. O novo asfalto também tem maior durabilidade e resistência ao desgaste, o que aumenta a vida útil do piso e reduz a necessidade de intervenções para manutenção.

 

Para executar as obras, serão utilizadas 41,9 mil toneladas de massa asfáltica por mês e 500 mil toneladas de pedrisco, reciclados 1,3 milhão de pneus para mistura no asfalto e instalados 500 mil tachas refletivas nas vias.

 

Investimentos em rodovias

A iniciativa se soma a outras grandes obras do Grupo CCR em andamento na plataforma de Rodovias. Entre os principais destaques estão a ampliação da capacidade de tráfego da Via Dutra, a instalação de uma ponte e a implantação de vias marginais e faixas adicionais na Rodovia Presidente Castello Branco, a duplicação da Rodovia Raposo Tavares no trecho entre as cidades paulistas de Mairinque, Sorocaba e São Roque, e a duplicação do maior trecho da BR-386, na chamada Estrada da Produção, no Rio Grande do Sul.

 

Somadas todas as intervenções em andamento, a Companhia está gerando 46 mil empregos diretos e indiretos. “São obras estruturantes e fundamentais para o desenvolvimento dessas regiões e do País, especialmente porque elas eliminam gargalos logísticos para o escoamento da produção. Além disso, contribuem para a geração de emprego e renda, movimentando a economia”, explica Camargo.

 

Em 2023, o Grupo CCR investiu R$ 3,2 bilhões em suas concessões rodoviárias. Só em dezembro do ano passado, a Companhia investiu o valor recorde de R$ 502 milhões em obras de expansão e melhorias, o maior aporte em um único mês neste modal desde a fundação do Grupo, em 1999. Atualmente, a CCR opera 3.615 mil quilômetros de rodovias em cinco estados, por onde circulam cerca de 2,5 milhões de veículos, diariamente. A Companhia é líder em market share por receita neste modal.

 

Os R$ 4,5 bilhões previstos para 2024 fazem parte do pacote de investimento de R$ 28 bilhões destinado para as concessões rodoviárias nos próximos anos. Ao todo, o Grupo CCR está executando um programa de investimento de R$ 33 bilhões em suas três plataformas de atuação (Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos). Trata-se do maior programa de investimentos da história da Companhia.

 

 

Sobre o Grupo CCR | O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 17 mil colaboradores. O Grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em mobilidade urbana, por meio da gestão de metrôs, trens, VLT e barcas, transporta diariamente 3 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende 46 milhões de clientes anualmente. A companhia está listada há 13 anos no hall de sustentabilidade da B3. Mais em: grupoccr.com.br.

 

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