Urban Mobility

Estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante passa por restauro pela primeira vez após 86 anos

Trabalhos incluem renovação da fachada, bilheteria histórica, paredes, portas e relógios antigos

Photo by the news author

written by Grupo CCR, on 11/03/2024

Projeção da estação restaurada após conclusão das obras

Divulgado recentemente pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo 2023 revela que a Aviação Geral (ou Aviação de Negócios, como também é chamada) cresceu 6,9% no Brasil em comparação ao ano anterior. A CCR Aeroportos lidera o mercado nacional com 18% do total das operações do país.

Foram cerca de 167 mil pousos e decolagens desta modalidade em 16 aeroportos que a empresa administra no Brasil (o Aeroporto Internacional de Confins, também administrado pela CCR via consórcio BH Airport, não entrou nesse cálculo). Somente o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, registrou mais de 47 mil movimentos, sendo o terceiro maior do país em Aviação Geral, ficando atrás apenas dos Aeroportos de Jacarepaguá (RJ) e Campo de Marte (SP).

Além da Pampulha, outros dois aeroportos administrados pela CCR fiA Estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante passará por um processo de restauro pela primeira vez desde sua conclusão, em 1938. Os trabalhos, executados pela Concrejato, incluem a renovação da fachada, a remoção da passarela metálica do local, além de atividades para restaurar a bilheteria histórica, as paredes, portas e relógios antigos.

 

Um marco na história da cidade de São Paulo e da ferrovia nacional, a Estação Júlio Prestes é tombada. Por esse motivo, as obras tiveram início após dois anos de processos e liberações dos órgãos patrimoniais: IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

 

“O processo de restauro foi pensado para não interferir na operação e terá início pelo telhado da estação que receberá novas telhas translúcidas, com cobertura em chapa de policarbonato compacto cristal com película protetora em ambas as faces. O material receberá tratamento contra raios ultravioletas e acabamento especial” explica Adriana Martins, Diretora de Engenharia da CCR Mobilidade. 

 

Deste modo, a aparência será conforme o projeto original da estação. Contudo, as telhas terão melhor qualidade técnica do que as que já estão instaladas, resgatando a originalidade da estação com segurança e conforto aos passageiros.

O restauro também inclui as fachadas frontal e interna. Haverá a remoção da tinta existente e será feita a recomposição de argamassas e elementos decorativos, com posterior aplicação de tinta base mineral apropriada para o tipo de revestimento. Todos os materiais serão restaurados com base nos modelos originais.

 

Além disso, todos os elementos tombados vão passar por restauro, incluindo o mobiliário, a bilheteria e as portas da estação. O processo inclui a remoção das tintas, o tratamento das estruturas e a aplicação de nova camada de pintura. Também será feito um trabalho para investigar as cores originais do projeto.

 

Por fim, a passarela metálica existente na estação será removida, pois não faz parte do projeto original. Além disso, não há mais função para a estrutura na estação, portanto, não haverá prejuízo aos passageiros ou descaracterização do local com a remoção.

 

Acessibilidade

 

 

Com o fim das obras, a Estação Júlio Prestes será entregue em conformidade com as normas vigentes de acessibilidade. Além disso, serão realizados reparos na estação, tanto para as áreas de acesso ao público quanto para as operacionais e técnicas.

 

Assim, as obras incluem adequações em sanitários, vestiários, copa, além da instalação de um novo gerador para abastecimento da estação, recomposição de toda a parte elétrica e de iluminação. Haverá ainda uma revitalização nos sistemas de comunicação e monitoramento, com novas câmeras e antenas, para aprimorar o contato com CCO (Centro de Controle Operacional).

 

Mais de 100 trabalhadores e alpinistas

 

 

Para a execução das obras, haverá a união de forças de 89 pessoas de forma direta mais 26 trabalhadores de forma indireta, totalizando 115 colaboradores atuando no restauro da Estação Júlio Prestes.

 

Todo o trabalho será realizado por um grupo de profissionais da construção civil qualificados, incluindo pedreiros, carpinteiros, serralheiros e pintores com experiência em obras de restauração. Além disso, oito alpinistas vão atuar para efetuar os trabalhos de restauro e tratamento da estrutura, principalmente nas obras do teto.

 

Com esse projeto, a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 segue trabalhando na modernização e revitalização das estações das linhas Diamante e Esmeralda, para trazer aos passageiros uma experiência mais confortável e segura. 

 

 

Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.

 

Informações à imprensa

InPress Porter Novelli

mobilidadeccr@inpresspni.com.br