Highways
Com investimento de R$ 1,4 bilhão, as obras contribuirão para ampliação da capacidade de tráfego na região Metropolitana de São Paulo
written by Grupo CCR, on 28/06/2023
Maquete virtual da construção do novo trevo na região da Jacu Pêssego, em Guarulhos (SP)
A CCR RioSP inicia nesse fim de semana as obras de ampliação da capacidade de tráfego na região Metropolitana de São Paulo, no trevo de Bonsucesso, na altura do km 210 e Jacu Pêssego, na altura do km 213 da Via Dutra, em Guarulhos (SP).
Os trabalhos se iniciam nesse sábado, dia 01 de julho, com a supressão das árvores localizadas às margens da Via Dutra, região do Bonsucesso, na pista sentido São Paulo. Durante o serviço, o tráfego no local será reduzido para duas faixas. Em alguns momentos, para a retirada total das árvores, a Via Dutra precisará ser interditada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apoiará na ação para maior segurança de motoristas e colaboradores.
A supressão das árvores apenas acontece após autorização do órgão ambiental competente, sendo que a concessionária fará o devido plantio compensatório. No domingo, o mesmo serviço será realizado na pista sentido Rio de Janeiro.
Outra alteração importante na região do trevo de Bonsucesso é que o viaduto que há no local será fechado para o tráfego de veículos de forma permanente a partir das 07h, desse sábado, dia 01/07. Essa medida é necessária para a realização dos serviços iniciais, entre eles, a mobilização de máquinas, caminhões e colaboradores. A região será sinalizada com painéis de mensagens e faixas no local.
Ainda próximo ao Bonsucesso, no km 213, a concessionária inicia na segunda-feira, dia 03/07, a construção de um novo trevo na região da Jacu Pêssego, em Guarulhos (SP). Essa obra é importante pois contribui para melhorar ainda mais a fluidez do tráfego do local e a região do trevo de Bonsucesso, uma vez que este dispositivo será uma nova opção de retorno para o motorista. Nesta fase os trabalhos se concentram na pista sentido São Paulo.
Investimento na Região Metropolitana de São Paulo
A CCR RioSP, concessionária do Grupo CCR, fará um investimento financeiro de R$ 1,4 bilhão nas obras de ampliação de capacidade de tráfego na região metropolitana de São Paulo. O conjunto de melhorias trará mais fluidez, conforto e segurança aos motoristas que utilizam à Via Dutra (BR-116), entre à capital paulista, passando por Guarulhos até o km 204, em Arujá, no Alto Tietê (SP), em um dos eixos de maior desenvolvimento econômico do País. São mais 300 mil veículos que trafegam diariamente por esse trecho da Via Dutra, numa região que concentra uma população superior a 11 milhões de pessoas e um grande núcleo industrial, empresarial e logístico do Estado de São Paulo.
“O investimento da CCR RioSP nas obras na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) será um marco para a estrutura logística da região e trará melhores condições de fluidez na interligação da Capital paulista com município de Guarulhos e Arujá”, diz Carla Fornasaro, Diretora-Presidente da CCR RioSP.
Ao todo, serão 20 frentes de obras simultâneas que juntas irão gerar cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos. Os trabalhos, conforme contrato de concessão, têm previsão de entrega para o ano de 2025.
Novas marginais
O projeto de ampliação da capacidade de tráfego da Região Metropolitana de São Paulo prevê, por exemplo, a construção de novas pistas marginais. Serão sete quilômetros entre o pedágio de Arujá, próximo ao km 204, passando pelo trevo de Bonsucesso, no km 210, após o posto Sakamoto, no sentido São Paulo da Via Dutra. No sentido Rio de Janeiro, também na região de Bonsucesso, serão construídos outros três quilômetros de novas pistas marginais. Todas as passarelas serão remodeladas ao novo traçado da rodovia.
Trevo Jacu Pêssego
Próximo ao trevo de Bonsucesso, no km 213, será construído um novo trevo na região da Jacu Pêssego. Essa obra é importante pois contribui para melhorar ainda mais a fluidez do tráfego do local e do trevo de Bonsucesso, uma vez que será uma nova opção de retorno para o motorista.
Ampliação da pista expressa
Outro grande investimento é a construção de novas faixas de rolamento das pistas expressas da Via Dutra, passando de duas para três faixas. No total, serão 24km, sendo 12km em cada sentido da Via Dutra, iniciando após o aeroporto Internacional de Guarulhos até a chegada à capital paulista.
Novos viadutos Hélio Smidt, Fernão Dias e Tatuapé
Outras três obras que trarão mais fluidez para os motoristas que utilizam as pistas expressas da Via Dutra e precisam acessar às rodovias Hélio Smidt – principal acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos - e Fernão Dias – corredor viário que liga o Estado de São Paulo a Belo Horizonte – são as construções de viadutos que farão a interligação entre as rodovias, facilitando a rotina dos motoristas que utilizam o trecho. Também será erguida uma nova ligação viária da pista expressa da Dutra à ponte do Tatuapé.
Via Dutra Iluminada
O novo contrato de concessão prevê a iluminação de 100% da via Dutra, desde a cidade de São Paulo a Seropédica, no estado do Rio de Janeiro, trecho administrado pela Concessionária. A intensidade da iluminação da rodovia será regulada automaticamente de acordo com a visibilidade no trecho, aumentando a segurança dos motoristas.
Tecnologia
Os investimentos na região Metropolitana de São Paulo vão além de melhorias na fluidez do tráfego. O novo contrato de concessão prevê muita tecnologia e conectividade para o motorista. Entre Guarulhos e São Paulo, será implantado o sistema free flow, que permitirá ao cliente que trafega nas pistas marginais da Via Dutra ingressar nas pistas expressas, com o pagamento proporcional ao trecho percorrido. A previsão é que o sistema entre em operação em 2025.
Além disso, o novo contrato prevê conectividade para o cliente acessar os serviços da concessionária com o APP da CCR RioSP. Nessa região, também serão instaladas 27 câmeras de monitoramento (CFTV), além de 203 câmeras de detecção automática de incidentes (DAI). Esse sistema tem por objetivo agilizar o atendimento de ocorrências nas rodovias, emitindo alerta ao Centro de Controle Operacional (CCO) para a presença de veículos quebrados ou parados na rodovia ou no acostamento. Para mais informações sobre as obras na região Metropolitana de São Paulo, é só acessar o site www.obrasccrrodovias.com.br.
Todas as obras previstas no novo contrato de concessão podem ser consultadas no Programa de Exploração de Rodovias (PER) acessando o link https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/rodovias/concessionarias/lista-de-concessoes/ccr-rio-sp/documentos-de-gestao
Sobre a CCR RioSP | A CCR RioSP é responsável pela administração das Rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), num total de 626 km de extensão. A Via Dutra liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do país – Rio de Janeiro e São Paulo - que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. Já a BR-101, entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro (RJ), passa por uma região litorânea que tem grande fluxo turístico. Saiba mais em www.ccrriosp.com.br.
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