Atuamos com ética, integridade e transparência
Somos guiados pelas boas práticas de governança que, além de fundamentais para a prosperidade e a reputação do Grupo CCR, ajudam a gerar mais valor para a sociedade....
Em nossas metas de ESG, temos um tema específico voltado para o “G”, que trata as questões de governança: Reduzir o risco de 100 fornecedores estratégicos por meio de sua qualificação no Programa de Governança e Compliance.
Essa ação compõem as metas de todos os executivos da companhia.
Reduzir o risco de 100 fornecedores estratégicos por meio de sua qualificação no Programa de Governança e Compliance. Esta é a porcentagem que movimentamos do PIB brasileiro.
O Conselho de Administração, para melhor desempenho de suas funções, possui três Comitês de Assessoramento compostos exclusivamente por membros do CA-CCR, com exceção do Coordenador do Comitê de Auditoria, Compliance e Riscos Estatutário, que é membro independente externo, a saber: (i) Comitê de Pessoas e ESG; (ii) Comitê de Auditoria, Compliance e Riscos Estatutário; e (iii) Comitê de Estratégia.
Os Comitês têm como objetivo agregar valor ao Conselho de Administração, na medida em que, no exercício de suas atividades, conferem maior eficiência, agilidade e qualidade ao processo decisório. Os Comitês não possuem funções executivas, tampouco poder de decisão e, sendo assim, por meio de pareceres ou recomendações, suportam a tomada de decisão do Conselho de Administração.
Principais temas contidos no escopo dos Comitês:
Integrantes do Comitê de Pessoas e ESG: Eduardo Bunker Gentil (coordenador:); Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna; Claudio Borin Guedes Palaia; João Henrique Batista de Souza Schmidt; e Vicente Furletti Assis.
Modelo de Governança
Avaliação do funcionamento da CA-CCR e da aderência dos membros indicados ao CA-CCR à Política de Indicação
Governança
Política de Remuneração
Plano de Sucessão da Liderança
Processos de Gente, alinhamento à cultura e gestão do Clima Organizacional
Plano Diretor de ESG que contempla as ações voltadas para questões ambientais, sociais e de Governança
Tendências Globais relacionadas à ESG em curto médio e longo prazos
Criado em 2015 e constantemente atualizado e revisado, nosso Programa de Compliance é um dos pilares fundamentais do nosso negócio, orientando todos os nossos colaboradores, acionistas, administradores, parceiros e terceiros, em todos os níveis.
O Programa contém diversas políticas e normas que tratam de avaliação de riscos de terceiros, doações e patrocínios, brindes e presentes, interação com agentes públicos e conflitos de interesses, portanto, é de leitura imprescindível para todos aqueles que se relacionam conosco.
Documentos que concentram nossos valores, princípios e diretrizes nas mais diversas frentes, e que devem ser respeitados por todos os públicos que têm relação com o Grupo CCR.
A CCR trabalha para que o funcionamento dessa ferramenta esteja alinhado às melhores práticas do mercado, garantindo o tratamento das situações relatadas de forma independente e com tolerância zero a atos de retaliação.
A comunicação clara e transparente é um dos valores do Grupo CCR. Por isso, ressaltamos os seguintes princípios do Canal Confidencial da CCR:
Independência
Uma empresa terceira, Aliant, é responsável por resguardar o anonimato e a confidencialidade dos relatos recebidos. A Diretoria Executiva e a Área de Compliance não possuem acesso ao nome dos relatores que optarem pelo anonimato.
Confidencialidade
A apuração dos relatos é tratada de forma sigilosa. Os entrevistados são orientados a manter segredo sobre os temas abordados e a violação a essa confidencialidade está sujeita a medidas disciplinares.
Anonimato
O relator pode escolher se identificar ou não. Caso opte por não se identificar, o anonimato é garantido antes, durante e após a apuração do relato.
Não Retaliação
Aqueles que procurarem esse Canal com boa-fé, serão bem-vindos e não poderão ser punidos de forma alguma por ninguém, independentemente do cargo. A não retaliação é garantida mesmo nos casos finalizados como improcedentes ou inconclusivos.
A área de Riscos gerencia e controla os riscos aos quais o Grupo CCR está exposto.
Junto à área de Riscos, a área de Controles Internos existe para garantir a conformidade e a idoneidade dos processos da companhia
Caso o acionista opte por exercer o seu direito de voto a distância, é necessário preencher o Boletim de voto e enviar para a CCR, acompanhado da cópia de outros documentos, listados no próprio Boletim.
1. Fazer o download do Boletim de voto da AGO
2. Imprimir e preencher manualmente o boletim
3. Rubricar todas as páginas do documento e assiná-lo
4. Enviar o boletim, conforme instruções do documento, acompanhado da respectiva documentação até 7 dias antes da data de realização da assembleia, ou seja, até 12 de abril de 2022.
Acesse os documentos disponibilizados pela CCR visando assegurar e manter relacionamentos éticos e transparentes.
Os comitês independentes são responsáveis por conduzir planos de execução para aprimorar os controles de governança da companhia. Assim, o Comitê Independente de 2018, formado por especialistas da área jurídica e em governança corporativa, conduziu os trabalhos com total independência e liberdade.
Luiz Alberto Colonna Rosman - Coordenador
André Béla Janszky - Membro
Carlos Mário da Silva Velloso - Membro
Wilson Nélio Brumer - Membro